terça-feira, 20 de junho de 2017

SHOW CANCIONEIRO ELOMAR MOVIMENTA CINETEATRO DE BREJO SANTO


A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura Municipal de Brejo Santo, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA e o Centro Cultural Banco do Nordeste, promoveu nesta terça-feira, 20 de Junho, o Show Cancioneiro Elomar, uma viagem pela cultura nordestina através das canções de um dos mais reconhecidos cantores e compositores brasileiros.

As músicas foram interpretadas pelo grupo formado por Claudio Mappa (Baixo Acústico), Evânio Soares (Rabeca, viola, voz e percussão), Luciano Brayner (Voz e Flauta), Ranier Oliveira (Acordeom e voz) e Weber dos Anjos (Guitarra Romântica e Barroca), que envolveram o público em suas apresentações, além de ressaltaram a importância da obra de Elomar Figueira Mello para a cultura brasileira, e destacaram o importante papel da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo na busca de parcerias para o fomento da arte na região do Cariri Oriental.

O espetáculo musical Cancioneiro Elomar visa à pesquisa e a interpretação da obra do compositor baiano Elomar Figueira Mello. Elomar aborda em seu cancioneiro os mitos e a paisagem sertaneja, entrecortados pela influência da cultura Ibérica e seus matizes. Em seu cancioneiro encontramos fortemente a influência da tradição oral nordestina ligada aos cantadores, repentistas, rabequeiros, assim como dos romances ibéricos dos séculos XV e XVI. O Projeto Cancioneiro Elomar é fruto de uma leitura sobre Obra de Elomar a partir do livro “Elomar: Cancioneiro” publicada em 2008 pela Duo Editorial Ltda. O espetáculo tem como características principais o diálogo entre este cancioneiro de Elomar e suas raízes históricas, através do uso de réplicas de instrumentos dos séculos XVII/XVIII e arranjos que ressaltam o seu caráter modal e polifônico.



Fotos: Secretaria de Cultura Turismo e Eventos de Brejo Santo (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário